ACABOU O CHORO: Lula garante que nenhum município receberá este ano FPM inferior ao que foi pago em 2022

Por Fonte83 - 14/09/2023

Acabou o choro! Em vídeo divulgado hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que nenhuma prefeitura receberá, este ano, o Fundo de Participação do Município (FPM) inferior ao que foi pago em 2022. “Eu quero comunicar aos brasileiros, que nós tomamos uma decisão no governo e eu posso garantir a cada prefeito que ninguém receberá em 2023 menos FPM do que recebeu em 2022. É o compromisso do governo federal. Mandamos a medida para ser votada no Congresso Nacional e eu quero que os prefeitos saibam a importância que a gente dá a todos os prefeitos, que é o prefeito que enfrenta o maior problema, e nós vamos garantir que o FPM não seja menor que 2022. No mínimo, igual. Este é o compromisso do governo”, declarou o presidente.

            A Medida Provisória do governo pretende, também, reajustar os meses que vieram com o FPM menor, em comparação com 2022. Ou seja: as prefeituras vão receber o que perderam nos últimos meses.

            Nos últimos meses, os prefeitos vêm reclamando na queda do repasse do FPM para os municípios. Chegaram a fazer um dia de protesto e fecharam as portas da prefeitura. Os prefeitos da Paraíba, inclusive, encaminharam carta ao presidente Lula, via ministro Rui Costa.