Acordo político: algo mais no ar do que os aviões da Azul – Por Linaldo Guedes

Por Fonte83 - 31/10/2023

Há algo mais no ar dos céus cajazeirenses do que os aviões comerciais da Azul! Nos últimos dias, se intensificam nos bastidores políticos as notícias de que um possível acordo para as eleições de 2024 tem sido costurado pelas lideranças políticas de situação e oposição do município.

            O fato, em si, não seria nenhum absurdo do ponto de vista político. Em qualquer parte do país, políticos costuram alianças visando pleitos, alianças essas que podem ser desmontadas após as eleições ou permanecerem por muito tempo. Quem acreditava, por exemplo, que o ex-governador Ricardo Coutinho se aliaria a Cássio Cunha Lima para derrotar José Maranhão? E depois se aliaria a Maranhão para derrotar Cássio? Para ficar num fato mais recente, o vice de Lula na presidência da República é um adversário histórico do PT, Geraldo Alkmim.

            A grande verdade é que políticos cada vez menos veem os oponentes como inimigos, e sim como adversários que eventualmente podem se transformar em aliados. Essa história de tratar quem vota de forma diferente como inimigo parte mais de cabos eleitorais, interessados em cargos ou benesses do candidato que defende.

            Lembro que trabalhava na Secom estadual na época do governo Cássio quando Ricardo era prefeito de João Pessoa. Como tinha muitos amigos ricardistas na capital paraibana, ao fim do expediente saia para me encontrar com eles. Nada demais! A não ser para alguns cassistas mais realistas que o rei que não gostavam das minhas amizades. Tempos depois, vi amigos cassistas defenderem Ricardo com unhas e dentes.

Mais ou menos como aconteceu semana passada, quando o jornalista Adjamilton Pereira recebeu o ex-prefeito Carlos Antônio em seu programa de rádio e por isso foi alvo de comentários maldosos de um lado ou de outro. Ora, já passamos o tempo da caça às bruxas, apesar de hoje ser Dia do Halloween, e não há demais em um jornalista conversar, entrevistar ou tirar foto ao lado de um político, seja de que lado ele estiver.

            Voltando a Cajazeiras.

            As principais lideranças políticas do município ainda não se pronunciaram sobre a possibilidade desse acordo visando o pleito de 2024. Mas a aprovação das contas de Dra. Denise, com apoio de toda a bancada de situação, é um indício de que ele pode ocorrer, sim. Inclusive, essa aprovação das contas por unanimidade foi articulada em reuniões realizadas em João Pessoa no último final de semana. Para bom entendedor…