Alysson Voz e Violão diz que resultado da pesquisa Índice/FonteCZ reflete reconhecimento ao seu trabalho

Por Lenilson Oliveira - 23/08/2023

A pesquisa Índice/FonteCZ, divulgada na terça-feira, 22, apontou Alysson Américo de Oliveira (Cidadania), como nome mais lembrado para vereador de Cajazeiras nas próximas eleições municipais. O atual vereador, conhecido como Alysson Voz e Violão, atingiu 3,5 % das 500 pessoas ouvidas entre os dias 19 e 21 de agosto, em 17 localidades de Cajazeiras, ficando em primeiro lugar na pesquisa espontânea.

Em contato com a redação, o vereador parabenizou e desejou sucesso ao Portal FonteCZ pelo lançamento ocorrido no dia 22.

“Agradecemos a Deus primeiramente e a todos os amigos e amigas que nos referenciaram na pesquisa popular, como um dos vereadores mais atuantes de Cajazeiras e nos deixaram em primeiro lugar na intenção de votos para 2024. Para mim, é motivo de honra e alegria representá-los na Câmara Municipal. Que Deus abençoe a todos que reconheceram o nosso trabalho”, disse ele.

ÍNDICE – Contratada pelo Portal FonteCZ, a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, em 17 bairros da cidade, com uma margem de erro de aproximadamente de 4 %, com nível de confiança de 95 %.

A pesquisa conta com alto controle de qualidade, obedecendo a um sistema de controle interno que ocorre a partir do início da etapa de coleta, na qual os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto e verificação em 20 % dos questionários aplicados. Uma coisa a se observar é que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100 % em virtude de arredondamento do processamento eletrônico, o que é normal em qualquer levantamento estatístico.

A pesquisa foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

O estatístico geral responsável pela pesquisa foi Alex Raia, fundador de um dos principais institutos da Paraíba, o 6Sigma,  que integra também um dos principais grupos de pesquisa do Brasil, o Censos, e é dono do Instituto Data Quality.