As pesquisas não mentem, mas precisam ser lidas nas entrelinhas – por Linaldo Guedes

Por Fonte83 - 24/08/2023

Não se fala em outra coisa na cidade, a não ser na pesquisa Ìndice/Fontecz com os números para prefeito de Cajazeiras, além de outros temas abordados. Alguns comemoraram os resultados, outros lamentaram e outros, ainda, fizeram cara de muxoxo. Mas a verdade, vale repetir o chavão, é que pesquisa é um retrato do momento e os números revelam muitas coisas, que o tempo dirá se irão consolidar ou não.

Vejamos alguns desses números, que ficam como questionamentos para leitores e analistas políticos.

Chico Mendes, por exemplo, lidera na pesquisa estimulada e o grupo de oposição ainda teve a citação de nomes como Júnior Araújo e Léa Silva. Isso significa que a oposição está forte em Cajazeiras? Nem tanto.

José Aldemir mostrou seu prestígio ao ter vários de seus pretensos candidatos bem pontuados na pesquisa, como Dr. Pablo Leitão, Neguinho de Mondrian, Socorro Delfino e Adjamilton Pereira, entre outros. Além disso, o próprio José Aldemir é o nome mais citado na pesquisa espontânea e sua gestão recebeu aprovação de quase 70% da população. Esses dados demonstram que sua influência será decisiva no pleito do próximo ano, ampliada ainda mais pelo fato de Doutora Paula Frassinete ser a deputada cajazeirense mais bem avaliada pela população.

É preciso avaliar também a rejeição dos possíveis candidatos. No caso dos pretensos candidatos apoiados por José Aldemir, se Neguinho de Mondrian é o mais citado, ao mesmo tempo tem mais rejeição que o médico Doutor Pablo. Outra surpresa é Socorro Delfino, bem avaliada nas pesquisas, fruto de seu trabalho eficiente à frente da Secretaria de Educação.

São números que precisam ser analisados friamentepor quem quer disputar as eleições do próximo ano e ganhar. Entender porque a população avalia melhor um nome que outro e rejeita mais determinado candidato é fundamental para montar as estratégias para o próximo ano.