Aumento de 278 % no ano eleitoral: Beneficiários reclamam de bloqueios do Bolsa Família em Cajazeiras; coordenador local explica que eles precisam atualizar seus dados cadastrais

Por Fonte83 - 29/08/2023

Várias famílias de Cajazeiras estão reclamando que tiveram os seus benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados pelo Governo Federal.

A informação é que esses bloqueios aconteceram por conta de suspeitas de irregularidades nas informações dadas quando da realização dos cadastros.

De acordo com o coordenador do Programa Bolsa Família em Cajazeiras, Fábio Borges, “isso faz parte de um processo de averiguação cadastral feito pelo Governo Federal para equalizar e organizar a base do Cadastro Único, que é a responsável pelas informações socioeconômicas das famílias de baixa renda”.

Ele explicou que o foco está sendo nas famílias unipessoais, “que são os cadastros de pessoas sozinhas e há um indício muito grande de fraude, tendo sido registrado um aumento de mais de 278 % nesse tipo de cadastro”.

Vale salientar que esse aumento exorbitante no número de cadastros no Programa, chamado de Auxílio Brasil até dezembro de 2022, se deu exatamente no ano eleitoral, quando da disputa pela Presidência da República, com o embate principal entre o então presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente, hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo ele, “o que o Governo Federal que é apenas saber se essas pessoas que fizeram cadastro em 2021 e 2022 realmente moram sozinhas”.

“Eles estão fazendo esses bloqueios para que a família compareça no Cadastro Único, faça a atualização e, se estiver, tudo correto o benefício é desbloqueado e a pessoa volta a receber sem nenhum problema, inclusive os valores retroativos”, explicou Fábio Borges.