Cine Açude Grande – Festival de Cinema de Cajazeiras abriu as inscrições para a quinta edição. O evento acontece em Cajazeiras, no Sertão Paraibano, nos meses de agosto e setembro deste ano.
Para participar do festival, o interessado deve preencher um formulário online (clique aqui para acessar). A homenageada em 2024 será a atriz paraibana Zezita Mattos e sua presença será um dos pontos altos desta edição.
Podem se inscrever filmes de todo o Brasil, com até 20 minutos de duração, para as mostras:
- Mostra competitiva de filmes nacionais;
- Mostra competitiva de filmes paraibanos: feito por produtores e/ou
realizadores paraibanos ou radicados no estado há mais de 02 (dois) anos; - Mostra competitiva feminina: feitos por produtoras e/ou realizadoras
brasileiras ou radicadas no Brasil há mais de 02 (dois) anos; - Mostra competitiva infanto-juvenil;
- Mostra não competitiva Marcélia Cartaxo;
- Mostra não competitiva Soia Lira.
Cine Açude Grande
O Cine Açude Grande é uma iniciativa que oferece uma ampla diversidade de produções cinematográficas, com a proposta de democratizar o acesso a filmes de produções regionais e nacionais, por meio de sessões públicas na cidade de Cajazeiras.
Além de incentivar a produção e difundir o cinema nacional, propiciando encontro do público com estes filmes, estimulando novas ideias, intercâmbios e gerando reflexões sobre cinema e arte, a programação prevê a realização de oficinas, workshops, exibição de filmes, além de debates, shows e apresentações culturais.
A novidade este ano é que o Festival ganhará uma edição itinerante extra. No mês de agosto (20 e 21) a programação acontecerá em três ambientes distintos, entre a cidade e a zona rural. Com mostras não competitivas, oficinas, exibições e um laboratório de roteiro.
Já em setembro (5, 6 e 7) acontecem as exibições e mostras competitivas ao lado do Açude Grande, além de oficinas, workshops, mesa redonda, música e mais artes integradas. Também haverá uma Feira com empreendedoras locais.
O evento acontece com realização da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, Governo da Paraíba, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fonte: Coisas de Cajazeiras