Com apoio de esquerda, pacote de projetos enfraquece cota para mulheres e negros nas eleições

Por Fonte83 - 09/09/2023

O pacote de projetos que flexibiliza as cotas eleitorais e promove a maior anistia a partidos políticos da história tem apoio também de parlamentares de parte da esquerda, inclusive do PT, segundo informações do UOL.

A bancada petista deve orientar voto a favor das mudanças e avalia que apenas uma minoria pode acabar se posicionando contra. O PT definiu que o discurso será de que a pauta não tem relação com o governo e que o posicionamento é estritamente partidário.

Na esquerda, que sempre foi defensora das cotas para mulheres e negros, apenas o PSOL se posiciona abertamente contra as propostas e ameaça judicializar as mudanças. No PC do B há críticas e apoios.

O pacote inclui três projetos: a minirreforma eleitoral, que simplifica a prestação de contas de campanha, a PEC da anistia, que concede o maior perdão da história a políticos e partidos, além de reduzir a verba de campanha a negros; e a PEC das mulheres, que estabelece uma reserva de cadeira mínima nos legislativos, mas pode reduzir a atual cota de candidaturas.