Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), divulgados nesta quarta-feira (22), apontam que, em 2023, um total de 1.582 motoristas teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por acúmulo de pontuação em seus prontuários na Paraíba até agora, contra 2.293 suspensões ocorridas no ano passado.
Segundo a coordenação do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), essas suspensões podem variar entre dois a 12 meses e a autorização para continuar dirigindo ocorre apenas com curso de reciclagem após cumprimento do prazo.
Durante o período de suspensão, o condutor que for flagrado dirigindo com a carteira suspensa tem o documento cassado por dois anos e só pode voltar a dirigir após dar entrada no processo.
Para ter a CNH suspensa, o motorista terá que ter atingido 40 pontos em infrações cometidas durante o período de 12 meses seguidos.
No caso de, no período de um ano, for registrada uma infração de natureza gravíssima, a suspensão baixa para os 30 pontos e, se forem registradas duas ou mais infrações da mesma natureza, a medida suspensiva será aplicada a partir de 20 pontos.