É #FAKE que vídeo mostre soldados venezuelanos invadindo o Brasil para prender refugiados

Por Fonte83 - 11/11/2023

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um suposto conflito entre militares armados e civis ao som de tiros. Uma legenda alega que as imagens mostram soldados venezuelanos invadindo o Brasil para prender refugiados. É #FAKE.

A legenda falsa diz: “Soldados venezuelanos invadiram o Brasil com a conivência do Lula para perseguir e prender os refugiados venezuelanos. Lula está sentenciado estes venezuelanos à morte…. divulguem o máximo que puderem. Lula é terrorista genocida.”

Não é verdade que o vídeo mostre militares venezuelanos invadindo o Brasil. As imagens são reais, mas retratam uma situação completamente diferente do que é alegado na legenda falsa.

O Fato ou Fake mostrou o vídeo para a assessoria de comunicação do Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. O serviço informou, em 7 de novembro de 2023, que as imagens mostram um treinamento realizado pelo Corpo de Fuzileiros Navais cerca de um mês antes no Espírito Santo (ES).

“Não há nada de anormal. É um exercício corriqueiro, que acontece todos os anos. O cenário é o mais real possível, mas o vídeo se desenvolve em uma situação simulada”, esclareceu.

Fonte: g1