A maioria dos eleitores de Cajazeiras para as eleições do próximo ano está concentrada na faixa etária que vai dos 35 anos 59 anos. Somando os índices dessas faixas etárias, o percentual chega a 48, 4% dos eleitores do município. Os dados são da pesquisa Fontecz/Índice.
Conforme a pesquisa, os eleitores de 19 a 20 anos somam 8,4% da população cajazeirense; os de 21 a 24 anos, 9,5%; de 25 a 34 anos, 19% e os de 60 anos ou mais, 14,7%. Conforme a pesquisa, os de 35 a 44 anos, somam 24,2%, mesmo percentual dos eleitores de 25 a 59 anos.
ÍNDICE – Contratada pelo Portal FonteCZ, a pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, em 17 bairros da cidade, com uma margem de erro de aproximadamente de 4 %, com nível de confiança de 95 %.
Foram ouvidas 500 pessoas, de forma presencial, nos seguintes bairros: Bela Vista, Capoeiras, Casas Populares, Centro, Cristo Rei, Esperança, Jardim Oásis, Jardim Primavera, Loteamento Gilliard, Loteamento Leopoldina, Loteamento Portal de Cajazeiras, Por do Sol, Remédios, São José, Vila Nova I e II e os Distritos de Divinópolis e Riacho Fundo.
A pesquisa conta com alto controle de qualidade, obedecendo a um sistema de controle interno que ocorre a partir do início da etapa de coleta, na qual os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto e verificação em 20 % dos questionários aplicados. Uma coisa a se observar é que a soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar 100 % em virtude de arredondamento do processamento eletrônico, o que é normal em qualquer levantamento estatístico.
A pesquisa foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.
O estatístico geral responsável pela pesquisa foi Alex Raia, fundador de um dos principais institutos da Paraíba, o 6Sigma, que integra também um dos principais grupos de pesquisa do Brasil, o Censos, e é dono do Instituto Data Quality.