Em Sousa: Em sessão itinerante, Assembleia aprova vários projetos, entre eles, o Dia Estadual do Sertanejo

Por Fonte83 - 19/10/2023

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (18), mais uma sessão itinerante no Sertão paraibano. Após passar por Cajazeiras, os deputados chegaram ao município de Sousa para ouvir a população e apreciar matérias em defesa dos interesses do povo sertanejo. A 3ª Sessão Ordinária Itinerante aconteceu no auditório da OAB-PB, em Sousa.

Por unanimidade, os parlamentares apreciaram aprovaram projetos que valorizam a cultura da população sousense, assim como, do povo sertanejo. De autoria do deputado André Gadelha, que é filho do município de Sousa, foram aprovados os Projetos de Leis 968/2023, 970/2023 e 971/2023.

O Poder Legislativo aprovou a inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado da Paraíba a tradicional Festa da Padroeira de Nossa Senhora dos Remédios, realizada anualmente de 29 de agosto ao dia 08 de setembro, e o Festival dos Povos Ciganos, realizado no mês de maio, no município de Sousa.

            A festa da Padroeira de Nossa Senhora dos Remédios é um evento religioso tradicionalmente celebrado na cidade de Sousa, na Paraíba, Brasil. Nossa Senhora dos Remédios é a padroeira da cidade e sua festa é uma das maiores e mais importantes celebrações religiosas da região. Já o Festival de Cultura Cigana é um evento que visa homenagear a comunidade cigana estimada em 5 mil pessoas, distribuída por 27 municípios paraibanos. O Dia Nacional dos Povos Ciganos é comemorado em 24 de maio, dia dedicado à Santa Sara Kali, padroeira universal do povo cigano, havendo comemorações pela comunidade em diversas partes do estado.

Após duas sessões itinerantes no Alto Sertão paraibano, os deputados aprovaram também o dia 03 de maio como o Dia Estadual do Sertanejo no Estado da Paraíba. O texto do PL 971/2023 especifica que incluir o “Dia do Sertanejo” no calendário oficial da Paraíba é uma maneira de valorizar e celebrar a cultura e as tradições dos sertanejos, reconhecendo sua contribuição para a identidade do Estado.

Filho de Sousa, o deputado André Gadelha agradeceu ao presidente da ALPB, Adriano Galdino, pela visita do parlamento estadual ao município e declarou que a sessão itinerante realizada pela Assembleia no município marca um dia histórico para a política da cidade.  

Natural do município de Sousa, o deputado Luciano Cartaxo avalia que as sessões itinerantes realizadas pela Assembleia é uma excelente forma de conceder à população contato direto com o Poder Legislativo.