Escritora de Cajazeiras lança livro premiado pelo governo do estado, em solenidade realizada em João Pessoa

Por Fonte83 - 03/11/2023

A poeta cajazeirense, Lua Lacerda, lançou, nesta quarta-feira (01), seu segundo livro de poesias, “Ultramar”. A obra, que usa as partes de um rio como metáfora, faz um mergulho na história da Paraíba. A cerimônia de lançamento, que foi organizada pela Funesc e pela EPC, contou com a presença dos ganhadores do Prêmio Literário José Lins do Rego, nas categorias de poesia, romance, conto, crônica e infantojuvenil. O evento foi no auditório da Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa.

Em seu discurso, Lua Lacerda afirmou que “estou muito honrada em ganhar um prêmio que recebe o nome do escritor José Lins do Rêgo, que criou na literatura imagens da vida sertaneja, da realidade paraibana. Que nos ajudam a pensar esse território até os dias de hoje. E o meu livro, ultramar, também cria imagens de uma Paraíba. Ele é o resultado de um mergulho nas águas do nosso estado, que significa mergulhar na nossa própria história”.

“Ultramar” é dividido em nascente, curso, leito, margens e foz, partes de um rio que são usadas pela autora enquanto metáfora para a construção da unidade da obra. O livro será distribuído nas bibliotecas estaduais do estado e vendido pela livraria da Editora União.

Lua Lacerda é natural de Cajazeiras-PB. mora atualmente em João Pessoa. Seu primeiro livro de poesia, ‘redemunho’, foi publicado em 2020 pela editora da UFPB. É uma das organizadoras do livro “Ritos e versos para o fim do mundo”, lançado pelo Mulherio das Letras do Sertão e publicado pela Arribaçã em 2022.