Feira de Cordel reúne poetas e cordelistas em Pombal; coletânea que conta com 30 cordelistas mulheres será lançada no evento

Por Fonte83 - 28/11/2023

A cidade de Pombal será palco da literatura de cordel na Paraíba durante os dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro. Nestas datas, será realizada a 2ª Feira de Cordel Leandro Gomes de Barros, evento que tem organização da poeta Ione Severo. Na ocasião, será lançada “Cordel do Encanto Feminino”, livro organizado por Porcina Furtado e que reúne 30 cordelistas mulheres de diversos estados da região Nordeste.

            O evento terá minicursos, Feira de Cordel, com exposição e venda de folhetos, apresentação do projeto Rodas de Leitura, declamação de cordelistas, apresentação de grupos de dança, ciranda de roda, recitais, mesas redondas e lançamentos de diversos livros e folhetos de cordel.

            O livro “Cordel do Encanto Feminino” foi publicado este ano pela editora Arribaçã, de Cajazeiras. É a primeira coletânea do gênero publicada. “Na Coletânea Cordel do Encanto Feminino, as mulheres cordelistas utilizam-se da forma de manifestação popular e deixam fluir sua poeticidade. Desse modo tentam mudar os rumos da Literatura de Cordel, considerada como propriedade privada dos homens”, afirma Porcina Furtado, poeta de Sousa, organizadora da obra. O lançamento da coletânea será na sexta-feira.