ÍNDICE/FONTE83: Em Campina Grande, Romero Rodrigues lidera pesquisa espontânea com 34,13%; veja os demais números

Por Fonte83 - 02/10/2023

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) lidera a pesquisa espontânea de intenção de votos para a Prefeitura de Campina Grande para as eleições de 2024 realizada pelo Instituto de Pesquisa Índice em parceria com o Portal Fonte83 e divulgada nesta segunda-feira (2) no programa “Ô Paraíba Boa” da rádio 100.5 FM Líder.

O resultado da consulta feita de forma espontânea mostra o ex-prefeito em primeiro lugar com 34,13%. Em segundo lugar aparece o atual prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) com 15% das intenções de voto.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) vem em terceiro com 7,63%; o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB) tem 6,63%; o secretário de Saúde da Paraíba Jhony Bezerra (PSB) tem 2,13%; o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) tem 0,13%; Não sabe ou não respondeu aparece com 28,13% na espontânea e nenhum deles com 6,25%.

Foram realizadas 800 entrevistas na sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (1º) em 40 bairros da cidade de Campina Grande, o que garante uma margem de erro máxima de 3,46%.

 

PESQUISA

A análise foi coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

A pesquisa do Instituto de Pesquisa Índice, do Ceará, conta com alto controle de qualidade, obedecendo a um sistema de controle interno que ocorre a partir do início da etapa de coleta, na qual os entrevistadores são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto e verificação em 20 % dos questionários aplicados.

 

PESQUISA ESPONTÂNEA

A intenção de voto espontânea acontece através de uma pergunta com o enunciado: “Se a eleição para prefeito de Campina Grande fosse hoje, em quem você votaria?”. Podemos notar a ausência de um cenário hipotético e de sugestão de nomes de candidatos, o que define as perguntas de intenção de voto espontânea.