ÍNDICE/FONTECZ: Prefeito Zé Aldemir consegue 65 % de aprovação sobre a sua forma de administrar Cajazeiras; 20 % dos entrevistados desaprovam

Por Fonte83 - 09/10/2023

A pesquisa de opinião realizada em Cajazeiras (PB) perguntou aos entrevistados como eles avaliam a forma de administrar o município por parte do prefeito Zé Aldemir.

A aprovação do jeito de governar do prefeito cajazeirense ficou em 65 % entre a população, contra 20 % dos que desaprovam.

15 % dos entrevistados disseram que não sabiam ou não informaram.

A pesquisa eleitoral foi realizada pelo Instituto Índice, do Ceará, com vistas às disputas pela Prefeitura Municipal em 2024, nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

A pesquisa é coordenada pela Dra. Ianne Rafaella Santos Melo, graduada em Estatística pela UFPB, mestre em Modelos de Decisão e Pesquisa – UFPB – e doutoranda em Modelos de Decisão com e ênfase em amostragem – UFPB. Ela é registrada no CONRE – Conselho Regional de Estatística sob o número 10274.

Metodologia: Pesquisa quantitativa com amostragem, realizado por meio de entrevistas presenciais, com a aplicação de questionário junto à uma amostra representativa da população em estudo.

 

Número de entrevistas: Foram realizadas 500 entrevistas presenciais em 22 bairros da cidade de Cajazeiras: Bela Vista, Capoeiras, Casas Populares, Centro, Cristo Rei, Distrito de Divinópolis, Esperança, Jardim Oásis, Jardim Primavera, Loteamento Giliard, Loteamento Leopoldina, Loteamento Portal de Cajazeiras, Pôr do Sol, Remédios, Riacho Fundo, São José, Vila Nova I e II, Sítio Cocos, Azevém, Boqueirão, Vaca Morta e Cajazeiras Velha.

 

Margem de erro e intervalo de confiança: A margem de erro máxima aproximadamente nos resultados é de 4%, com um nível de confiança de 95%.

 

Controle de qualidade: O sistema de controle interno ocorre a partir do início da etapa da coleta, onde os entrevistados são fiscalizados permanentemente pelo coordenador do projeto. A verificação é feita em 20% dos questionários aplicados.

 

Processamento de dados: Executado por meio de microcomputador, utilizando-se o programa Development Core Team desenvolvido para análises estatísticas, word e excel para elaboração de textos e gráficos.