Uma dos conceitos que Cajazeiras carrega, além de “Terra da Cultura” e “Cidade que ensinou a Paraíba a ler”, há outra que define bem o que é a cidade do Padre Rolim: “Escola do rádio paraibano”, utilizado como slogan da Difusora Rádio Cajazeiras, mas que se enquadra na visão geral da tradição radiofônica local.
A história da radiofonia cajazeirense remonta o longínquo ano de 1938, a partir da instalação de alto-falantes e caixas de som em postes da cidade por Mozart de Sousa Assis, Jessé de Sousa Assis, Antônio Carvalho Dutra, José Adegildes Bastos e Francisco Bastos, que viria a ser o embrião do que hoje é a Difusora Rádio Cajazeiras, criada oficialmente em 31 de maio de 1964, vindo em seguida a Rádio Alto Piranhas, em 1º de julho de 1966.
Assim, já são quase 60 anos de história do rádio em Cajazeiras, a completar-se em 2024, revelando grandes nomes da comunicação, dentre os reminiscentes até os atuais, que ocupam e ocuparam os microfones das emissoras locais.
São tantos os nomes que faltaria espaço para citar a todos, como Ferreira Lima, Gutemberg Cardoso, Josival Pereira, Nonato Guedes, Lenilson Guedes, Linaldo Guedes, Nilvan Ferreira, Lena Guimarães, Lúcia Rolim, Abrantes Jr., Marcos Rodrigues, Olivan Pereira (Big Boy), Sales Fernandes, Gilberto Lira, Fernando Caldeira, Kátia Pinheiro, George Sandro, Aluísio Lima, Arnaldo Lima, Amaury Furtado, Josemar de Aquino, Isabela Vilante, Wilson Furtado, Elias Júnior, Gilson Souto Maior, Ribamar Rodrigues, Fabiano Gomes, Chagas Amaro, Lúcio Vilar, Francisco Alves (Tatico), Ivanildo Dunga, Jocerlan Guedes, Ângelo Lima, Geraldo Nascimento, Kleber Gomes, Mariana Moreira, José Anchieta, Jarismar Pereira, J. França, Adjamilton Pereira, José Ronildo, Paulo Feitosa, entre outros, alguns já falecidos ou atuando em outros centros, em se falando dos mais recentes.
A partir da semente plantada pelas pioneiras Difusora e Alto Piranhas, Cajazeiras já conta hoje com outras cinco emissoras: Patamuté FM, Oeste da Paraíba, Arapuan FM, Cidade FM e Mais FM. A cidade mantém a tradição dos alto-falantes nos postes de algumas ruas com a Norte Publicidade Radiofônicas (NPR), na zona sul, e a Rádio Centro, nas ruas centrais. Algumas web rádios locais também podem ser localizadas na Internet, aumentando o leque de opções para os ouvintes.