Uma grande mobilização ambiental foi realizada na manhã desta quarta-feira (25) no entorno do Açude Epitácio Pessoa, o Açude Grande de Cajazeiras, com o recolhimento de lixo jogado às margens e dentro do manancial, localizado no centro da cidade, sendo um dos seus principais cartões postais.
A ação conjunta foi realizada pelo Forum Açude Grande Vivo e Tiro de Guerra 07-011, sob o comando do subtenente Raimundo Neto, que disponibilizou os seus atiradores para o recolhimento do material, com o apoio do Bar do Fonfon e do Padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque.
Foram recolhidos diversos tipos de material, como sacolas plásticas, vasos sanitários, garrafas de vidros e pets, além de móveis descartados sem nenhuma preocupação pela população, a exemplo de sofás, estantes, etc, causando um grande dano ambiental à Área de Preservação Permanente do Açude Grande.
Pelo Fórum Açude Grande Vivo, participaram da mobilização, além do seu coordenador, o ex-vereador e teatrólogo Rivelino Martins, o professor ambientalista José Maria Gurgel, a professora Edvânia Moreira, o professor e membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) Rigonaldo Pereira, o advogado e músico Júnior Terra, a aposentada Eliene e o advogado José Audizio.
“Consideramos essa ação ambiental de grande importância além do ato de recolher lixo que degrada o meio ambiente do açude, pois se trata de uma lição de cidadania para despertar a sociedade dos seus deveres para com nosso Açude Grande, bem como o poder público”, disse Rivelino Martins ao FonteCZ.
O recolhimento e encaminhamento devido de todo o material ficou a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura.