Por um bom jornalismo – Por Linaldo Guedes

Por Fonte83 - 13/09/2023

O Fontecz está chegando ao seu primeiro mês de criação e em pouco tempo já conseguimos implantar uma nova forma de fazer jornalismo no sertão da Paraíba. Um jornalismo pautado pela informação em tempo real, com qualidade no texto e agilidade para cobrir os principais fatos políticos e sociais do sertão. Um jornalismo, sobretudo, que não se prende a releases e ao tradicional copiar-colou.

            Para isso, vamos atrás da notícia, assim como faz o fonte83, este com sede em João Pessoa e coirmão do fontecz. Não só construindo nossas próprias fontes, mas cavando a notícia onde a verdadeira informação muitas vezes é ignorada por outros órgãos de imprensa, em locais como Tribunal de Contas, de Justiça e também no Diário Oficial ou no Sagres. Sempre buscando trazer em primeira mão a informação precisa e correta, como o leitor merece, com uma estrutura que permite agilidade e credibilidade.

            Infelizmente, o exemplo não é seguido ao pé da letra por alguns portais. Nossas matérias exclusivas são copiadas por outros sites e portais, e é natural que aconteça isso. O problema é que alguns, dão a fonte de onde extraíram aquela notícia, outros ignoram e colocam como se fossem informações deles.

            Gabriel García Marquez, grande escritor colombiano, dizia que “a ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.” Registrar de onde se extrai determinada notícia, quando ela vem de outro órgão de imprensa, é uma atitude ética, sobretudo. Como fazem as emissoras de rádio da região, que cada dia mais repercutem as notícias publicadas nesse portal, mas sem esquecer de dar o devido crédito. É assim que se pauta o bom jornalismo. E é assim que o bom jornalismo pauta os demais órgãos de imprensa.