No iPhone (iOS), existem diversas funções nativas e muito úteis que podem passar percebidas pelos usuários. É o caso, por exemplo, da possibilidade de escanear documentos utilizando o aplicativo “Notas”, dispensando a possibilidade de baixar apps terceiros. O procedimento é simples e o resultado pode ser compartilhado em qualquer aplicativo. Existe, ainda, a opção de configurar o celular para receber notificações por meio do flash da câmera — o recurso tem foco em acessibilidade, mas também pode ser muito útil para quem gosta de deixar o telefone no silencioso e acaba perdendo os alertas. A seguir, seis funções úteis que existem no seu iPhone e que você provavelmente não sabia.
1. Segurar e arrastar arquivos e fotos entre apps
O recurso de arrastar arquivos e fotos entre aplicativos do iPhone (iOS) pode economizar tempo e trazer mais praticidade para o uso do celular. De forma rápida, é possível selecionar fotos, vídeos, PDFs e outros formatos de documentos para “levá-los” até outra plataforma, poupando o trabalho de fazer a importação.
Para isso, basta tocar e pressionar sobre o arquivo que deseja mover. Enquanto segura com um dedo, use outro dedo para sair da galeria e abrir o app para o qual você deseja arrastar o conteúdo selecionado. Por exemplo, caso queira compartilhar uma foto no Instagram, basta fazer o procedimento de arrastá-la até o app da rede social, sem precisar procurá-la no “Fotos”. Você terá a possibilidade de escolher se deseja fazer a publicação nos stories, feed ou enviar por mensagem.
2. Receber notificações pelo LED
É possível configurar o flash de LED do iPhone para que ele pisque sempre que o aparelho receber uma notificação. A ferramenta é voltada para conferir acessibilidade visual, mas pode ser útil também para as pessoas que perdem alertas importantes por manterem o celular no silencioso. Vale destacar que você só notará o aviso se o celular estiver no escuro ou com a tela voltada para baixo.
Para ativar a configuração, acesse o app “Ajustes” e toque em “Acessibilidade”. Depois, selecione “Áudio e Visual” e ative a opção “Piscar LED para Alertas”. Você ainda pode selecione a opção “Piscar Quando Desbloqueado”, “Piscar em Modo Silencioso”, ou ambas.
3. Programar avisos extras sobre o uso da bateria
O iPhone alerta o usuário quando a bateria atinge níveis muito baixos, como 20% ou 10%, porém, é fácil deixar esse tipo de notificação passar despercebida, especialmente se o telefone fica constantemente no modo silencioso. Contudo, através do app Atalhos, é possível definir avisos com porcentagens personalizadas, como 30% ou 40%, evitando surpresas com o desligamento abrupto do celular. O usuário também pode programar a Siri para avisá-lo quando a bateria estiver chegado ao fim. A assistente pode fazer o alerta mesmo que o iPhone esteja no modo silencioso.
Para aplicar tais configurações, acesse o aplicativo “Atalhos” e selecione “Automação”, na parte inferior da tela. Depois, aperte “Nova Automação” e localize a opção “Nível de bateria”. Selecione um nível personalizado, como “Igual a 50%” ou “Abaixo de 50%” e defina a opção “Executar Imediatamente”. Feito isso, toque em “Seguinte, na parte superior direita da tela. Por fim, selecione a automação “Falar Texto” ou “Mostrar Notificação”, de acordo com sua preferência.
4. Acompanhar voos pelo Mensagens
Outra função útil e pouco conhecida do iPhone é a possibilidade de rastrear voos em tempo real usando o aplicativo “Mensagens”. A partir do código do voo, o usuário pode acompanhar informações importantes como o horário de partida, atrasos, previsão de chegada e até mesmo o número da esteira de bagagem de seu voo. Além disso, ainda é possível ver um mapa mostrando onde o avião está.
Para realizar o procedimento, primeiro é necessário ativar o app iMessage. Para isso, acesse “Ajustes” e clique em “Mensagens”; em seguida, localize “iMessage” e aperte o ícone deslizante para que ele fique verde. Então, no App “Mensagens”, digite o contato da pessoa a quem você deseja enviar a localização (pode ser o seu próprio número). No campo de texto, insira a palavra “Voo” seguida do nome da companhia aérea e do número do voo, como “Voo LA3684”. Depois do envio, a mensagem será retornada para você de forma clicável. Toque sobre o texto e selecione “Pré-visualizar voo” para conferir as informações.
5. Escanear documentos com a câmera
O iPhone também permite escanear documentos rapidamente de maneira nativa. Por meio do aplicativo “Notas”, o usuário consegue criar uma versão digital de qualquer arquivo físico em poucos toques. Para isso, basta abrir o app e tocar no ícone de lápis, para criar uma nova nota. Em seguida, selecione o símbolo de câmera fotográfica, na parte inferior da tela, e escolha a opção “Escanear documentos”. Então, posicione a página desejada e tire a foto, ajuste as arestas, caso necessário, e toque em “Manter escaneamento”. Por fim, selecione “Salvar” e, depois disso, toque no ícone de compartilhamento para enviar a imagem onde quiser.
6. Ativar funções com toques na traseira
Com o recurso “Back Tap” ativado, os usuários do iPhone podem dar toques na traseira do celular para executar diversas ações. A ferramenta foi pensada como um recurso de acessibilidade, facilitando o uso de quem possui limitações motoras, mas também pode ser utilizada por aqueles que desejam configurar atalhos para acionar funções de forma mais rápida, como tirar prints, ativar ou desativar a conexão com a Internet, ligar a lanterna ou abrir um app, por exemplo — para isso, basta tocar duas ou três vezes na parte de trás do telefone.
Para ativar a função, basta acessar o app “Ajustes” e ir até a seção “Acessibilidade”. Depois, vá em “Toque” e “Tocar atrás” e escolha entre as opções “Toque Duplo” ou “Toque Triplo”. Em cada uma das páginas, você verá uma lista de ações que podem ser iniciadas com dois ou três toques na maçã do iPhone.