A força-tarefa montada para combater o incêndio que já dura cinco dias no entorno do Parque Estadual Serra da Santa Catarina, no Sertão da Paraíba, está utilizando o trabalho de quase 100 agentes para conter as chamas. Conforme apurou o ClickPB, o Corpo de Bombeiros está atuando com: 72 alunos (CFO e CHO), 4 instrutores e 14 efetivos (Praças e Oficiais). Além disso, o Ibama reforça a equipe com 10 brigadistas.
A equipe conta com equipamentos como drones e o helicóptero Acauã. São 20 bombas costais, com capacidade para 20 litros de água, cada uma, para combater o incêndio. As bombas costais são equipamentos que atuam como extintor a base de água nas operações de combate direto ao fogo, resfriamento, rescaldo e para construção de linhas frias.
A operação ainda conta com a ajuda das Prefeituras e da população, por meio da divulgação em rádios difusoras de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e Lagoa Tapada, municípios cujos territórios abrigam o parque. O objetivo é evitar novos focos de incêndio.
A operação para conter o fogo é constituída em três etapas: prevenção, infraestrutura logística e patrulhamento e combate ao fogo. Para isso conta com uma infraestrutura física de:
- 1 ônibus, 3 vans, 1 ambulância
- 2 carros minivans
- 4 picapes – 3 equipadas com água
- 31 bombas costais (20 litros de água)
- 1 Centro de comando em instalação, em Carrapateira
- 1 Helicóptero (Acauã) e 1 drone para patrulhamento aéreo, com o intuito de verificação precisa do tamanho, extensão e velocidade de propagação e intensidade dos focos de calor.
- 10 Brigadistas do Prevfogo, do Ibama de Pernambuco
Parque – O Parque Estadual Serra da Santa Catarina está localizado no oeste da Paraíba, no Bioma Caatinga. Com mais de 4.500 hectares de terra, sua biodiversidade completa apresenta 614 espécies de fauna e flora e abriga 32 nascentes que abastecem os principais reservatórios de água no Sertão da Paraíba. A serra encontra-se entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.